Projeto de Extensão



PROJETO DE EXTENSÃO - 
Clique Aqui!

RESULTADO DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA COM AS ACADÊMICAS DO 7º PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FGG/ACE SOBRE BLOG E GOOGLE DOCs: Clique Aqui!


INTRODUÇÃO:
O tema “o uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica” surgiu diante da minha experiência com essas ferramentas digitais desde 2005, quando iniciei a utilização de blogs como uma maneira de facilitar minhas atividades profissionais relacionadas com as escolas da Rede Pública Estadual da GERED (Gerência de Educação) em Joinville, SC, bem como com minha experiência docente no curso de pedagogia da FGG/ACE, onde leciono desde 2005.
Lecionando este ano a disciplina de Comunicação, Educação e Novas Tecnologias para o 7º período do curso de pedagogia na FGG/ACE, percebi que as acadêmicas precisavam de uma experiência prática no que diz respeito ao uso de blogs e dos recursos do Google Docs para subsidiar o trabalho pedagógico, pois não sabiam utilizar adequadamente estas ferramentas tecnológicas. Assim, fizemos uma parceria voluntária e sem custos financeiros com a GERED/NTE, objetivando o desenvolvimento de uma metodologia teórica e prática para a realização de uma capacitação no uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica.
O objetivo é fornecer subsídios teóricos-práticos para que as acadêmicas do 7º período de pedagogia possam desenvolver um blog e utilizar os recursos do Google Docs como material de apoio didático para sua prática educativa. A capacitação ocorrerá nos dias 12, 19, 26 de abril e no dia 03 de maio, das 18:45 às 22:30 horas, no NTE (Núcleo de Educação e Tecnologia) da GERED (Gerência de Educação), com uma carga horária de 20 horas, sendo 08 horas de atividades de extensão, que deverão ser realizadas pelas acadêmicas com devolução por meio de relatórios, o que dará direito a certificação pela GERED/NTE com 100% de presença. Os resultados esperados são conhecimento e aplicação prática das ferramentas disponíveis no Blogger, provedor do blogspot, bem como do Google Docs.

JUSTIFICATIVA:

Lecionando este ano a disciplina de Comunicação, Educação e Novas Tecnologias para o 7º período do curso de pedagogia na FGG/ACE, percebi que as acadêmicas precisavam de uma experiência prática no que diz respeito ao uso de blogs e dos recursos do Google Docs para subsidiar o trabalho pedagógico, pois não sabiam utilizar adequadamente estas ferramentas tecnológicas. Assim, fizemos uma parceria voluntária e sem custos financeiros com a GERED/NTE, objetivando o desenvolvimento de uma metodologia teórica e prática para a realização de uma Capacitação no uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica. O objetivo é fornecer subsídios teóricos-práticos para que as acadêmicas do 7º período de pedagogia possam desenvolver um blog e utilizar os recursos do Google Docs como material de apoio didático para sua prática educativa.
A academia é um dos principais “locus” de formação da cidadania e tem como função principal a socialização dos conhecimentos historicamente acumulados e a construção de saberes escolares. A partir dessa perspectiva, Silva (2000) coloca as seguintes questões que devem orientar o olhar para o interior da escola: qual o objetivo dessa formação, como esses saberes estão contribuindo, quais os valores, comportamentos, atitudes e hábitos que têm permeado a prática escolar? Como a escola organiza o trabalho na perspectiva dessa formação? Nessa perspectiva se torna inegável que, no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), seja necessário repensar as atitudes e habilidades necessárias para a docência hoje. Por esse viés, surge a necessidade de uma capacitação das acadêmicas do 7º período de pedagogia no uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica. Como declara Franco,

Por ser uma ferramenta interativa, os blogs apresentam características técnicas que podem ser consideradas pedagógicas, embora não tenham sido criadas com este objetivo, que permitem alcançar o letramento digital. Como característica técnica, os blogs apresentam a possibilidade de publicação instantânea, em entradas cronologicamente inversas, permitindo a divulgação de textos, imagens, músicas, a capacidade de arquivamento de mensagens anteriores, disponível ao leitor, além de hiperlinks, que tanto podem, complementar o assunto em debate, quanto relacionar um blog a outros blogs. (FRANCO, p. 03)


Percebe-se assim que o uso de blogs na educação é viável, seja como ferramenta de construção coletiva, seja como plataforma de divulgação de conteúdos tendo ampla aplicação prática. Com este projeto pretende-se subsidiar as
acadêmicas do 7º período de pedagogia da FGG.
Ao oportunizar a interação virtual, a aplicação didática de recursos pedagógicos através do blog propiciará um processo de interação na perspectiva vygotskyana, ampliando tal conceito. Segundo Franco,

O conceito de interação, fundamental no estudo da comunicação mediada por computador, pode ser explicado através da teoria sócio-interacionista preconizada por Vygotsky. Para Vygotsky (1988), os processos psicológicos superiores, tais como a representação simbólica, são processos de natureza dialógica, cuja construção se dá através do jogo de relações semióticas propiciado pelos agentes da cultura e pelos produtos culturais, em particular, a linguagem. Além disto, Vygotsky destaca a interação como função mediadora no desenvolvimento cognitivo. Interação esta, que se realiza tanto com adultos, portadores de referências e significados da cultura, quanto com indivíduos em níveis de desenvolvimento diferenciado. Em consequência, a aprendizagem é um processo social, que se realiza desde o nascimento, e que ocorre na interação com outras pessoas. A partir da interação social, o sujeito desenvolve a sua relação com o mundo,mediada pela linguagem, que lhe permitirá ter acesso aos bens culturais da sociedade em que está inserido. (FRANCO, p. 04)


Ao ter como referencial curricular a teoria histórico-social para justificar o uso de um blog e dos recursos do Google Docs como ferramentas pedagógicas para estimular a interação sobre os resultados da prática pedagógica, percebe-se que a mídia digital pode ser utilizada numa perspectiva interdisciplinar para motivar tal interação.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
  • Criar blogs com as alunas do 7º período de pedagogia da FGG/ACE (Faculdade Guilherme Guimbala – Associação Catarinense de Ensino) e utilizar os recursos do Google Docs..
Objetivos Específicos:
  • Analisar por meio de uma fundamentação teórica em autores, quais as possibilidades do uso de blog na educação.
  • Conhecer e aprender a criar um blog para sistematizar atividades pedagógicas.
  • Refletir sobre as possibilidades do uso de Blog e do Google Docs na educação.
  • Conhecer os recursos do Google Docs como ferramenta didática para ampliar as possibilidades do uso de blog na educação.
  • Criar blogs para a publicação online de atividades pedagógicas visando ampla socialização e propiciando o acesso e a interação virtual.
FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será global, contínua, processual e cumulativa tendo como referência as atividades propostas (leituras, sínteses, debates, pesquisas, criação, questionários, etc.) e realizadas pelas acadêmicas, bem como 100% de frequência. Por meio do recurso de formulários do Google Docs as acadêmicas deverão elaborar um questionário sobre os temas abordados e aplicá-lo às colegas, realizando assim uma avaliação e ao mesmo tempo uma auto-avaliação. Por meio de outro questionário final feito pelo professor Jorge Schemes, utilizando o recurso de formulários do Google Docs, as acadêmicas serão avaliadas em seu aprendizado. Será feita uma análise entre o questionário de avaliação diagnóstica e o questionário de avaliação final.


RELATÓRIO DESCRITIVO DA CAPACITAÇÃO - 1ª ETAPA:

12/04/2012 – 19:00 às 22:00 horas

  • A capacitação teve início com as palavras do Coordenador do NTE desejando boas vindas às acadêmicas, as quais estiveram 100% presentes.
  • Em seguida houve a apresentação dos docentes e multiplicadores.
  • O professor Jorge Schemes apresentou os dados da pesquisa diagnóstica respondida pelas acadêmicas (Ver Anexos).
  • Na continuidade houve a análise e o debate sobre o resultados da coleta de dados obtidos por meio do questionário diagnóstico via Google Docs.
  • Após isso, a Técnica do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) orientou as acadêmicas sobre plágio e autorização de uso de imagem e voz, bem como a criação de uma conta no Gmail e como utilizar as suas ferramentas.
  • Após todas criarem o Gmail, as alunas foram orientadas pela Técnica do NTE e pelo professor Jorge Schemes sobre a criação de um blog no provedor Blogger.
  • Prosseguindo, todas criaram seu endereço (link) no Blogger, e foram orientadas sobre as atividades de extensão que receberiam via e-mail e deveriam realizar sobre o blog criado.

    Fotos do primeiro encontro:








ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA 1ª ETAPA - 12/04/2012.

  • As acadêmicas devem formatar o seu blog criado durante o primeiro encontro da capacitação inserindo e modificando os seguintes itens:
  1. O blog deverá ter o seguinte título: "Educação, Comunicação e Novas Tecnologias". O objetivo é padronizar os títulos para identificar especificamente os blogs criados durante a capacitação.
  2. Inserir Gadgets disponíveis no blog, na barra lateral do mesmo, incluindo pelo menos os seguintes na ordem que segue: Quem sou eu; Arquivo do blog, Inscrever-se, Siga por e-mail, Seguidores.
  3. Ler o texto: "Novas Formas de Aprender" - Clique Aqui! Elencar três aspectos das páginas 21 a 30 e justificar cada um. Entregar a produção textual no segundo encontro presencial dia 19/04/2012.
  4. Leitura obrigatória: "Blog: o que são?" - Clique Aqui! Será solicitada uma declaração de leitura.
  5. Enviar para o e-mail do professor jorgeschemes@yahoo.com.br o link do blog criado no primeiro encontro, com as devidas alterações, até a data do próximo encontro presencial, 19/04/2012.

LINKS DOS BLOGS CRIADOS PELAS ACADÊMICAS:
  1. http://anelize-educpessoas.blogspot.com.br/
  2. http://ludicidadeagora.blogspot.com.br/
  3. http://anacarolinatelles.blogspot.com.br/
  4. http://rafaelaproza.blogspot.com/
  5. http://julyretz.blogspot.com.br/
  6. http://rosagod.blogspot.com.br/
  7. http://giselecristina-educacao.blogspot.com.br/
  8. http://marimusicasinfantis.blogspot.com.br/
  9. http://valdetekuhnen.blogspot.com.br/
  10. http://marineicipriano.blogspot.com.br/
  11. http://www.leticiabrich.blogspot.com.br/
  12. http://camila-cesconetto.blogspot.com.br/
  13. http://joelmabrietzig.blogspot.com.br/
  14. http://suellynariani.blogspot.com.br
  15. http://passosinocentes.blogspot.com.br/
  16. http://brincarestudar.blogspot.com.br/
  17. http://jessicalaisrosa.blogspot.com.br/
  18. http://carolinafernandadeoliveira.blogspot.com.br/
  19. http://fheloisa.blogspot.com.br/
  20. http://ativipedagogica.blogspot.com.br/
  21. http://tantsch.blogspot.com.br/
  22. http://anapinotti.blogspot.com.br/
  23. http://edilainelongarete.blogspot.com.br/

RELATÓRIO DESCRITIVO DA CAPACITAÇÃO - 2ª ETAPA:

19/04/2012 – 19:00 às 22:00 horas

  • A capacitação teve início com uma recapitulação das atividades de extensão propostas às acadêmicas na 1ª Etapa.
  • Em seguida, o professor Jorge Schemes mostrou de maneira prática como utilizar os Gadgets disponíveis no Blogger no blog das acadêmicas.
  • Em outro momento, as acadêmicas assistiram um vídeo tutorial sobre como ter um blog de sucesso.
  • Foram orientadas de maneira prática em como utilizar o editor de texto do Google Docs.
  • Assistiram o vídeo Help Desk e foram desafiadas a criar um texto no Google Docs tecendo comentário sobre o referido vídeo, bem como postá-lo em seu blog.
  • Após isso, aprenderam como inserir o link do referido vídeo em seu blog e em como incorporá-lo ao mesmo.
  • As acadêmicas foram orientadas sobre as atividades de extensão da segunda etapa, as quais receberiam por e-mail.
Fotos do segundo encontro:








ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA 2ª ETAPA - 19/04/2012

  • As acadêmicas devem formatar o seu blog conforme as orientações dadas na 1ª e na 2ª Etapas e realizar as seguintes atividades de extensão:
  1. Ler o texto: "Blog Recurso de Aprendizagem" (Clique Aqui) e selecionar duas citações do mesmo com justificativa.
  2. Essa atividade deve ser postada no seu blog (com a referência) até a 3ª Etapa - 26/04/2012. 
  3. Pesquisar na Internet um vídeo que fale de maneira relevante sobre Blog e incorporá-lo no seu blog.
  4. Escrever um comentário sobre esse vídeo no editor de texto do Google Docs e inserir o mesmo abaixo do vídeo postado no seu blog.
  5. Inserir os seguintes Gadgets do Blogger na barra lateral de seu blog: Estatísticas do Blog, Caixa de Pesquisa, Barra de Vídeo com as seguintes Palavras-Chave: Tecnologia, Mídias, Blog, Educação, Reportagem e Marcadores.
  6. Para quem ainda não enviou o link do blog, favor enviá-lo para o e-mail do professor jorgeschemes@yahoo.com.br  com urgência!


RELATÓRIO DESCRITIVO DA CAPACITAÇÃO - 3ª ETAPA:

26/04/2012 - 19:00 às 22:00 horas

  • O encontro iniciou com uma revisão e recapitulação geral de todos os tópicos abordados na primeira e na segunda etapas.
  • As acadêmicas foram orientadas a formatar os seus blogs e instruídas a utilizar mais recursos do Google Docs, como por exemplo a criação de slides.
  • As cursistas criaram um slide no Google Docs sobre "Netiqueta" e foram orientadas a incorporá-lo em seus blogs.
  • Foi apresentado às acadêmicas cursistas o vídeo "O Buraco no Muro" e em seguida houve a socialização das ideias e conceitos captados no mesmo.
  • As acadêmicas foram orientadas em como incorporar o vídeo em seus blogs e fazer um comentário do mesmo utilizando o recurso de edição de textos do Google Docs.
  • Foi lido coletivamente o texto impresso: "PowerPoint com Carteirinha", e em seguida houve a socialização de pareceres sobre o mesmo.
  • O professor Jorge Schemes mostrou às acadêmicas como encontrar o mesmo texto no arquio digital de Veja, conforme vídeo abaixo:

  • Na continuidade as cursistas foram orientadas em como utilizar o Google Docs para criar slides e publicá-los em seus blogs.
  • Na conclusão dos trabalhos o professor Jorge Schemes mostrou as atividades de extensão da 3ª Etapa.   
Fotos do terceiro encontro:








ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA 3ª ETAPA - 26/04/2012

  • Assista o vídeo abaixo e responda as seguintes questões:



1. O que o vídeo apresenta sobre o impacto do computador na vida de crianças sem acesso às TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)?
2. Como as crianças interagiram com o computador?
3. Como se deu a aprendizagem das crianças?
4. Quais as dificuldades e limitações que as crianças tiveram ao usar o computador?
5. Escreva um comentário pessoal sobre o que assistiu nesse vídeo e faça uma conclusão.
6. Publique as respostas em seu Blog.


  • Leitura e Interpretação de Texto:

1. Leia o texto: "PowerPoint com Carteirinha" de Claudio de Moura Castro. Pesquise no Acervo de Veja Digital; Ano 2010; Edição 2177 de 11/08/2010; Página 26, Título de Capa: "Falar e Escrever Bem, Rumo à Vitória - Clique Aqui!
2. Faça um comentário sobre o texto, mencione aspectos positivos e negativos mencionados pelo autor sobre o uso do PowerPoint.
3. Publique seu comentário em seu Blog e insira o link da fonte.



RELATÓRIO DESCRITIVO DA CAPACITAÇÃO - 4ª ETAPA:

03/05/2012 - 19:00 às 22:00 horas

  • A capacitação teve início com a leitura individual do texto: "O Fim da Infância", disponível no blog www.midiasnaeducacaohoje.blogspot.com
  • Em seguida as acadêmicas debateram as ideias do texto em duplas ou trios.
  • Na sequência, foram orientadas a criar cinco slides sobre o conteúdo do texto no Google Docs.
  • Após a criação dos slides, as acadêmicas foram orientadas a evitar o plágio citando a fonte original do texto, disponível no Super Arquivo da Revista Super Interessante.
  • Por último, as alunas publicaram o slides criados no Google Docs em seus blogs.
  • Na continuidade, houve uma orientação específica sobre como criar Formulários via Google Docs.
  • Na conclusão, o professor Jorge Schemes divulgou a publicação das atividades de extensão da 4ª etapa por meio do blog www.midiasnaeducacaohoje.blogspot.com
Fotos do quarto encontro:





ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA 4ª ETAPA - 03/05/2012


1. Acessar o Google Docs e criar um formulário com cinco perguntas sobre os conteúdos abordados na capacitação (três perguntas fechadas ou objetivas e duas perguntas abertas).

2. Inserir o formulário em seu blog, ou criar um link para o mesmo.

3. Acessar os links dos blogs criados pelas acadêmicas (listados abaixo) e responder as perguntas dos formulários disponíveis nos mesmos.

4. Prazo: Até a aula do dia 07 de Junho de 2012.

5. Socialização e avaliação em sala de aula.

LINKS DOS BLOGS CRIADOS PELAS ACADÊMICAS:
  1. http://anelize-educpessoas.blogspot.com.br/
  2. http://ludicidadeagora.blogspot.com.br/
  3. http://anacarolinatelles.blogspot.com.br/
  4. http://rafaelaproza.blogspot.com/
  5. http://julyretz.blogspot.com.br/
  6. http://rosagod.blogspot.com.br/
  7. http://giselecristina-educacao.blogspot.com.br/
  8. http://marimusicasinfantis.blogspot.com.br/
  9. http://valdetekuhnen.blogspot.com.br/
  10. http://marineicipriano.blogspot.com.br/
  11. http://www.leticiabrich.blogspot.com.br/
  12. http://camila-cesconetto.blogspot.com.br/
  13. http://joelmabrietzig.blogspot.com.br/
  14. http://suellynariani.blogspot.com.br
  15. http://passosinocentes.blogspot.com.br/
  16. http://brincarestudar.blogspot.com.br/
  17. http://jessicalaisrosa.blogspot.com.br/
  18. http://carolinafernandadeoliveira.blogspot.com.br/
  19. http://fheloisa.blogspot.com.br/
  20. http://ativipedagogica.blogspot.com.br/
  21. http://tantsch.blogspot.com.br/
  22. http://anapinotti.blogspot.com.br/
  23. http://edilainelongarete.blogspot.com.br/

ENTREGA DOS CERTIFICADOS:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Precisa de Ajuda?

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos

Mais Postagens: