4/26/2012

Atividade de Extensão da 3ª Etapa

ATIVIDADE:

1. Leia o texto: "PowerPoint com Carteirinha" de Claudio de Moura Castro. Pesquise no Acervo de Veja Digital; Ano 2010; Edição 2177 de 11/08/2010; Página 26, Título de Capa: "Falar e Escrever Bem, Rumo à Vitória - Clique Aqui!

2. Faça um comentário sobre o texto, mencione aspectos positivos e negativos mencionados pelo autor sobre o uso do PowerPoint.

3. Publique o comentário em seu Blog e insira o link da fonte.

Atividade de Extensão da 3ª Etapa - Vídeo: O Buraco no Muro

ATIVIDADE - Assista o vídeo abaixo e responda as seguintes questões:
1. O que o vídeo apresenta sobre o impacto do computador na vida de crianças sem acesso às TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)?
2. Como as crianças interagiram com o computador?
3. Como se deu a aprendizagem das crianças?
4. Quais as dificuldades e limitações que as crianças tiveram ao usar o computador?
5. Escreva um comentário pessoal sobre o que assistiu nesse vídeo e faça uma conclusão.
6. Incorpore o vídeo e publique as respostas em seu blog.


4/15/2012

Escolas usam a 'netetiqueta' para evitar ofensas nas redes sociais


Recentemente, um caso de ofensa de um aluno a uma professora pelo Facebook surpreendeu a cidade de Londrina, no norte no Paraná, e reacendeu o debate sobre os limites do uso do ambiente virtual na educação. Segundo o professor de informática na educação da Universidade de Brasília (UnB), Lúcio Teles, cada vez mais as escolas hoje fazem uso da "netetiqueta" para evitar problemas envolvendo alunos e professores.
Em março, um estudante da escola pública Barão do Rio Branco usou a rede para reclamar de uma tarefa pedida pela professora de Artes. Ao saber da história, a diretora do colégio de Londrina, Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri convocou o pai do aluno para uma reunião com a docente na presença do menino. O garoto, então, pediu desculpas e retirou a mensagem do perfil. Como forma de se retratar, o pai do estudante ainda achou necessário publicar um anúncio em um jornal da cidade para pedir desculpas pelas ofensas do filho.
A diretora, surpresa com a publicação, resolveu alertar os demais alunos sobre o cuidado que se deve ter nas redes sociais. "Fui em todas as salas conversar com alunos e acredito que todos entenderam. A nossa intenção é tentar impedir que isso aconteça novamente", comenta. Segundo Jéssica, nenhuma ação deste tipo tinha ocorrido antes. A professora ofendida não quer mais falar sobre o assunto.
De acordo com o professor Lúcio Teles para trabalhar com a internet é fundamental fazer uso da "netetiqueta". "É uma ferramenta para a segurança e preservação do bom relacionamento online", explica. A ideia é instruir os usuários sobre como conviver no ambiente de rede com responsabilidade. Na universidade, Teles ensina aos futuros professores a importância de orientar os alunos, principalmente crianças e adolescentes sobre alguns perigos da exposição com fotos, vídeos e informações pessoais. "Nós sabemos que pessoas não confiáveis fazem das crianças seus alvos na internet. Por isso, os professores devem começar a discussão com os alunos sobre a netetiqueta. Ainda não é algo generalizado, mas muitos professores já estão cientes".
O professor sugere também que a família esteja mais envolvida nesse relacionamento da criança nas redes, observando que sites ela visita, com quem fala. "Tem um idade mínima para entrar no Facebook, mas isso não é levado em conta na realidade. Não existe um sistema de segurança mínimo", avalia. Segundo as regras do Facebook, a idade mínima para entrar é 13 anos.
A SaferNet Brasil - entidade que atua no combate à pornografia infantil na internet - registrou, entre 1º de março e 1º de abril de 2012, 1.381 denúncias desse crime na rede. Destes, 264 somente no Orkut. A ONG é um das consultoras do Guia para o Uso Responsável da Internet, um site que informa e orienta professores sobre o uso criativo da internet como ferramenta pedagógica, mas sempre com segurança e responsabilidade. Jogos online, histórias em quadrinhos e vídeos compõem o conteúdo do site criado e mantido pela GVT. "A gente entendeu que existia essa carência com relação a incentivar a reflexão de como a as pessoas e especialmente as novas gerações usam essa ferramenta tão poderosa que é a internet. Era preciso também alertar para alguns cuidados, principalmente essas gerações mais novas que não tem medo de esse expor. É muito natural ter uma presença na internet", comenta Tatiana Weinheber, gerente de Comunicação Corporativa da empresa.
O conteúdo é construído em colaboração, também, com o Comitê para a Democratização para a Informática (CDI) e ONG Ciranda (Central de Notícias dos Diretos da Infância e Adolescência), além de uma pedagoga especializada na área de tecnologia que trabalha na supervisão do conteúdo. O guia também tem uma versão impressa que é distribuída pela empresa.
A educadora e coordenadora do CDI Comunidade Asvi, Mirian Andrade, faz da cartilha online um instrumento de ensino para as 100 crianças e adolescentes da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, onde está localizado o projeto. "A maioria das crianças já tem noção sobre a rede porque frequentam lan houses. Nem todas têm computador em casa. E isso deixa eles mais expostos ainda. Estão mais vulneráveis. Eles já têm a ideia do uso, mas não tem nenhum tipo de orientação. Eles têm um conhecimento mais instintivo", diz.
Segundo Mirian, os educadores estimulam as crianças por meio de atividades lúdicas disponibilizadas no site e, durante esse trabalho, vão orientando sobre os cuidados que se deve ter ao acessar a internet e utilizar as redes sociais. Além das crianças, os pais também são instruídos sobre como auxiliar os filhos no ambiente virtual. Os professores são treinados pelo CDI para que eles próprios mantenham uma conduta apropriada na web. "Temos uma orientação específica para isso. O comportamento em redes sociais, comportamento como usuário de serviço de e-mail, que login a gente deve usar em um ambiente mais formal", explica a educadora.
Escola cria guia de postura nas redes sociais
Mobilizado pela preocupação com a segurança e a exposição dos alunos, o Colégio Farroupilha, em Porto Alegre (RS), criou o Guia de Posturas nas Redes Sociais. "É um problema bem presente entre os jovens. Em geral eles são bastante confiantes, confiam em si mesmos, confiam nos outros e, muitas vezes, eles estabelecem amizades com pessoas que eles só conhecem virtualmente. E era importante a gente passar pra eles informações sobre o que é adequado e o que não é nas redes sociais", explica o coordenador pedagógico da escola, Ruben Corso.

Ele conta que problemas de comportamento com alunos nas redes sociais são algo frequente, e casos como o uma menina que se referia a outra de forma agressiva, causando um constrangimento a essa aluna, levaram a instituição a montar o guia. "É impossível a escola não se envolver. Um episódio que começa na internet ele continua dentro dos corredores da escola, no pátio. Desse ponto de vista, a escola trata do problema como qualquer outro, que poderia ter ocorrido aqui no corredor, no recreio", diz Corso. Segundo ele, é necessário deixar bem claras as regras e os limites nas escolas, começando pela conscientização do aluno, depois tentando trabalhar com a família para tentar identificar a razão daquele tipo de comportamento.
A maneira como os alunos se expõem nas redes sociais é outra preocupação para a escola. O guia alerta para responsabilidade envolve os comentários e informações postadas pelos jovens. Em um dos itens a cartilha enfatiza para navegar "com uma atitude ética, evitando publicar conteúdos ofensivos, difamatórios ou que ridicularizem outras pessoas". Para elaborar o material, a escola buscou apoio nas informações disponibilizadas pela ONG Criança mais Segura na Internet. "A nossa preocupação é que a pessoa, ao se expor dessa forma, deixa sua marca no mundo. O que o jovem tem que entender é que se ele dá sinais de preconceito, de racismo ou de intolerância social, isso não é uma coisa que ele está falando para os amigos dele, mas para o mundo inteiro. Além do que são valores não aceitáveis, é um problema de conduta", avalia Corso.
A proposta foi bem recebida, e escolas da capital e do interior estão interessadas em utilizar o material que está disponível no site do colégio. "O objetivo do guia é refletir o que significa hoje participar de uma rede social. Apontar questões para serem pensadas. A nossa ideia nunca foi obrigar ou criar um regulamento, mas fazer parar e pensar", explica o coordenador pedagógico. [Fonte: Terra]

4/13/2012

Orientações sobre as atividades de extensão da capacitação no uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica - Acadêmicas do 7º Período de Pedagogia da FGG/ACE - Disciplina: Educação, Comunicação e Novas Tecnologias - Professor: Jorge Schemes


PROJETO DE EXTENSÃO - Clique Aqui!

RESULTADO DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA COM AS ACADÊMICAS DO 7º PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FGG/ACE SOBRE BLOG E GOOGLE DOCs: Clique Aqui!


INTRODUÇÃO:
O tema “o uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica” surgiu diante da minha experiência com essas ferramentas digitais desde 2005, quando iniciei a utilização de blogs como uma maneira de facilitar minhas atividades profissionais relacionadas com as escolas da Rede Pública Estadual da GERED (Gerência de Educação) em Joinville, SC, bem como com minha experiência docente no curso de pedagogia da FGG/ACE, onde leciono desde 2005.
Lecionando este ano a disciplina de Comunicação, Educação e Novas Tecnologias para o 7º período do curso de pedagogia na FGG/ACE, percebi que as acadêmicas precisavam de uma experiência prática no que diz respeito ao uso de blogs e dos recursos do Google Docs para subsidiar o trabalho pedagógico, pois não sabiam utilizar adequadamente estas ferramentas tecnológicas. Assim, fizemos uma parceria voluntária e sem custos financeiros com a GERED/NTE, objetivando o desenvolvimento de uma metodologia teórica e prática para a realização de uma capacitação no uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica.
O objetivo é fornecer subsídios teóricos-práticos para que as acadêmicas do 7º período de pedagogia possam desenvolver um blog e utilizar os recursos do Google Docs como material de apoio didático para sua prática educativa. A capacitação ocorrerá nos dias 12, 19, 26 de abril e no dia 03 de maio, das 18:45 às 22:30 horas, no NTE (Núcleo de Educação e Tecnologia) da GERED (Gerência de Educação), com uma carga horária de 20 horas, sendo 08 horas de atividades de extensão, que deverão ser realizadas pelas acadêmicas com devolução por meio de relatórios, o que dará direito a certificação pela GERED/NTE com 100% de presença. Os resultados esperados são conhecimento e aplicação prática das ferramentas disponíveis no Blogger, provedor do blogspot, bem como do Google Docs.

JUSTIFICATIVA:

Lecionando este ano a disciplina de Comunicação, Educação e Novas Tecnologias para o 7º período do curso de pedagogia na FGG/ACE, percebi que as acadêmicas precisavam de uma experiência prática no que diz respeito ao uso de blogs e dos recursos do Google Docs para subsidiar o trabalho pedagógico, pois não sabiam utilizar adequadamente estas ferramentas tecnológicas. Assim, fizemos uma parceria voluntária e sem custos financeiros com a GERED/NTE, objetivando o desenvolvimento de uma metodologia teórica e prática para a realização de uma Capacitação no uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica. O objetivo é fornecer subsídios teóricos-práticos para que as acadêmicas do 7º período de pedagogia possam desenvolver um blog e utilizar os recursos do Google Docs como material de apoio didático para sua prática educativa.
A academia é um dos principais “locusde formação da cidadania e tem como função principal a socialização dos conhecimentos historicamente acumulados e a construção de saberes escolares. A partir dessa perspectiva, Silva (2000) coloca as seguintes questões que devem orientar o olhar para o interior da escola: qual o objetivo dessa formação, como esses saberes estão contribuindo, quais os valores, comportamentos, atitudes e hábitos que têm permeado a prática escolar? Como a escola organiza o trabalho na perspectiva dessa formação? Nessa perspectiva se torna inegável que, no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), seja necessário repensar as atitudes e habilidades necessárias para a docência hoje. Por esse viés, surge a necessidade de uma capacitação das acadêmicas do 7º período de pedagogia no uso de Blog e Google Docs na prática pedagógica. Como declara Franco,

Por ser uma ferramenta interativa, os blogs apresentam características técnicas que podem ser consideradas pedagógicas, embora não tenham sido criadas com este objetivo, que permitem alcançar o letramento digital. Como característica técnica, os blogs apresentam a possibilidade de publicação instantânea, em entradas cronologicamente inversas, permitindo a divulgação de textos, imagens, músicas, a capacidade de arquivamento de mensagens anteriores, disponível ao leitor, além de hiperlinks, que tanto podem, complementar o assunto em debate, quanto relacionar um blog a outros blogs. (FRANCO, p. 03)


Percebe-se assim que o uso de blogs na educação é viável, seja como ferramenta de construção coletiva, seja como plataforma de divulgação de conteúdos tendo ampla aplicação prática. Com este projeto pretende-se subsidiar as
acadêmicas do 7º período de pedagogia da FGG.
Ao oportunizar a interação virtual, a aplicação didática de recursos pedagógicos através do blog propiciará um processo de interação na perspectiva vygotskyana, ampliando tal conceito. Segundo Franco,

O conceito de interação, fundamental no estudo da comunicação mediada por computador, pode ser explicado através da teoria sócio-interacionista preconizada por Vygotsky. Para Vygotsky (1988), os processos psicológicos superiores, tais como a representação simbólica, são processos de natureza dialógica, cuja construção se dá através do jogo de relações semióticas propiciado pelos agentes da cultura e pelos produtos culturais, em particular, a linguagem. Além disto, Vygotsky destaca a interação como função mediadora no desenvolvimento cognitivo. Interação esta, que se realiza tanto com adultos, portadores de referências e significados da cultura, quanto com indivíduos em níveis de desenvolvimento diferenciado. Em consequência, a aprendizagem é um processo social, que se realiza desde o nascimento, e que ocorre na interação com outras pessoas. A partir da interação social, o sujeito desenvolve a sua relação com o mundo,mediada pela linguagem, que lhe permitirá ter acesso aos bens culturais da sociedade em que está inserido. (FRANCO, p. 04)


Ao ter como referencial curricular a teoria histórico-social para justificar o uso de um blog e dos recursos do Google Docs como ferramentas pedagógicas para estimular a interação sobre os resultados da prática pedagógica, percebe-se que a mídia digital pode ser utilizada numa perspectiva interdisciplinar para motivar tal interação.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
  • Criar blogs com as alunas do 7º período de pedagogia da FGG/ACE (Faculdade Guilherme Guimbala – Associação Catarinense de Ensino) e utilizar os recursos do Google Docs..
Objetivos Específicos:
  • Analisar por meio de uma fundamentação teórica em autores, quais as possibilidades do uso de blog na educação.
  • Conhecer e aprender a criar um blog para sistematizar atividades pedagógicas.
  • Refletir sobre as possibilidades do uso de Blog e do Google Docs na educação.
  • Conhecer os recursos do Google Docs como ferramenta didática para ampliar as possibilidades do uso de blog na educação.
  • Criar blogs para a publicação online de atividades pedagógicas visando ampla socialização e propiciando o acesso e a interação virtual.
FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será global, contínua, processual e cumulativa tendo como referência as atividades propostas (leituras, sínteses, debates, pesquisas, criação, questionários, etc.) e realizadas pelas acadêmicas, bem como 100% de frequência. Por meio do recurso de formulários do Google Docs as acadêmicas deverão elaborar um questionário sobre os temas abordados e aplicá-lo às colegas, realizando assim uma avaliação e ao mesmo tempo uma auto-avaliação. Por meio de outro questionário final feito pelo professor Jorge Schemes, utilizando o recurso de formulários do Google Docs, as acadêmicas serão avaliadas em seu aprendizado. Será feita uma análise entre o questionário de avaliação diagnóstica e o questionário de avaliação final.


RELATÓRIO DESCRITIVO DA CAPACITAÇÃO - 1ª ETAPA:

12/04/2012 – 19:00 às 22:00 horas

  • A capacitação teve início com as palavras do Coordenador do NTE desejando boas vindas às acadêmicas, as quais estiveram 100% presentes.
  • Em seguida houve a apresentação dos docentes e multiplicadores.
  • O professor Jorge Schemes apresentou os dados da pesquisa diagnóstica respondida pelas acadêmicas (Ver Anexos).
  • Na continuidade houve a análise e o debate sobre o resultados da coleta de dados obtidos por meio do questionário diagnóstico via Google Docs.
  • Após isso, a Técnica do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) orientou as acadêmicas sobre plágio e autorização de uso de imagem e voz, bem como a criação de uma conta no Gmail e como utilizar as suas ferramentas.
  • Após todas criarem o Gmail, as alunas foram orientadas pela Técnica do NTE e pelo professor Jorge Schemes sobre a criação de um blog no provedor Blogger.
  • Prosseguindo, todas criaram seu endereço (link) no Blogger, e foram orientadas sobre as atividades de extensão que receberiam via e-mail e deveriam realizar sobre o blog criado.

    Fotos do primeiro encontro:









ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA 1ª ETAPA - 12/04/2012.

  • As acadêmicas devem formatar o seu blog criado durante o primeiro encontro da capacitação inserindo e modificando os seguintes itens:
  1. O blog deverá ter o seguinte título: "Educação, Comunicação e Novas Tecnologias". O objetivo é padronizar os títulos para identificar especificamente os blogs criados durante a capacitação.
  2. Inserir Gadgets disponíveis no blog, na barra lateral do mesmo, incluindo pelo menos os seguintes na ordem que segue: Quem sou eu; Arquivo do blog, Inscrever-se, Siga por e-mail, Seguidores.
  3. Ler o texto: "Novas Formas de Aprender" - Clique Aqui! Elencar três aspectos das páginas 21 a 30 e justificar cada um. Entregar a produção textual no segundo encontro presencial dia 19/04/2012.
  4. Leitura obrigatória: "Blog: o que são?" - Clique Aqui! Será solicitada uma declaração de leitura.
  5. Enviar para o e-mail do professor jorgeschemes@yahoo.com.br o link do blog criado no primeiro encontro, com as devidas alterações, até a data do próximo encontro presencial, 19/04/2012.

LINKS DOS BLOGS CRIADOS PELAS ACADÊMICAS:
  1. http://anelize-educpessoas.blogspot.com.br/
  2. http://ludicidadeagora.blogspot.com.br/
  3. http://anacarolinatelles.blogspot.com.br/
  4. http://rafaelaproza.blogspot.com/
  5. http://julyretz.blogspot.com.br/
  6. http://rosagod.blogspot.com.br/
  7. http://giselecristina-educacao.blogspot.com.br/
  8. http://marimusicasinfantis.blogspot.com.br/
  9. http://valdetekuhnen.blogspot.com.br/
  10. http://marineicipriano.blogspot.com.br/
  11. http://www.leticiabrich.blogspot.com.br/
  12. http://camila-cesconetto.blogspot.com.br/
  13. http://joelmabrietzig.blogspot.com.br/
  14. http://suellynariani.blogspot.com.br
  15. http://passosinocentes.blogspot.com.br/
  16. http://brincarestudar.blogspot.com.br/
  17. http://jessicalaisrosa.blogspot.com.br/
  18. http://carolinafernandadeoliveira.blogspot.com.br/
  19. http://fheloisa.blogspot.com.br/
  20. http://ativipedagogica.blogspot.com.br/
  21. http://tantsch.blogspot.com.br/
  22. http://anapinotti.blogspot.com.br/
  23. http://edilainelongarete.blogspot.com.br/


RELATÓRIO DESCRITIVO DA CAPACITAÇÃO - 2ª ETAPA:

19/04/2012 – 19:00 às 22:00 horas

  • A capacitação teve início com uma recapitulação das atividades de extensão propostas às acadêmicas na 1ª Etapa.
  • Em seguida, o professor Jorge Schemes mostrou de maneira prática como utilizar os Gadgets disponíveis no Blogger no blog das acadêmicas.
  • Em outro momento, as acadêmicas assistiram um vídeo tutorial sobre como ter um blog de sucesso.
  • Foram orientadas de maneira prática em como utilizar o editor de texto do Google Docs.
  • Assistiram o vídeo Help Desk e foram desafiadas a criar um texto no Google Docs tecendo comentário sobre o referido vídeo, bem como postá-lo em seu blog.
  • Após isso, aprenderam como inserir o link do referido vídeo em seu blog e em como incorporá-lo ao mesmo.
  • As acadêmicas foram orientadas sobre as atividades de extensão da segunda etapa, as quais receberiam por e-mail.
Fotos do segundo encontro:











ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA 2ª ETAPA - 19/04/2012


  • As acadêmicas devem formatar o seu blog conforme as orientações dadas na 1ª e na 2ª Etapas e realizar as seguintes atividades de extensão:
  1. Ler o texto: "Blog Recurso de Aprendizagem" (Clique Aqui) e selecionar duas citações do mesmo com justificativa.
  2. Essa atividade deve ser postada no seu blog (com a referência) até a 3ª Etapa - 26/04/2012. 
  3. Pesquisar na Internet um vídeo que fale de maneira relevante sobre Blog e incorporá-lo no seu blog.
  4. Escrever um comentário sobre esse vídeo no editor de texto do Google Docs e inserir o mesmo abaixo do vídeo postado no seu blog.
  5. Inserir os seguintes Gadgets do Blogger na barra lateral de seu blog: Estatísticas do Blog, Caixa de Pesquisa, Barra de Vídeo com as seguintes Palavras-Chave: Tecnologia, Mídias, Blog, Educação, Reportagem e Marcadores.
  6. Para quem ainda não enviou o link do blog, favor enviá-lo para o e-mail do professor jorgeschemes@yahoo.com.br  com urgência!




RELATÓRIO DESCRITIVO DA CAPACITAÇÃO - 3ª ETAPA:

26/04/2012 - 19:00 às 22:00 horas

  • O encontro iniciou com uma revisão e recapitulação geral de todos os tópicos abordados na primeira e na segunda etapas.
  • As acadêmicas foram orientadas a formatar os seus blogs e instruídas a utilizar mais recursos do Google Docs, como por exemplo a criação de slides.
  • As cursistas criaram um slide no Google Docs sobre "Netiqueta" e foram orientadas a incorporá-lo em seus blogs.
  • Foi apresentado às acadêmicas cursistas o vídeo "O Buraco no Muro" e em seguida houve a socialização das ideias e conceitos captados no mesmo.
  • As acadêmicas foram orientadas em como incorporar o vídeo em seus blogs e fazer um comentário do mesmo utilizando o recurso de edição de textos do Google Docs.
  • Foi lido coletivamente o texto impresso: "PowerPoint com Carteirinha", e em seguida houve a socialização de pareceres sobre o mesmo.
  • O professor Jorge Schemes mostrou às acadêmicas como encontrar o mesmo texto no arquio digital de Veja, conforme vídeo abaixo:

  • Na continuidade as cursistas foram orientadas em como utilizar o Google Docs para criar slides e publicá-los em seus blogs.
  • Na conclusão dos trabalhos o professor Jorge Schemes mostrou as atividades de extensão da 3ª Etapa.   
Fotos do terceiro encontro:











ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA 3ª ETAPA - 26/04/2012

  • Assista o vídeo abaixo e responda as seguintes questões:



1. O que o vídeo apresenta sobre o impacto do computador na vida de crianças sem acesso às TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)?
2. Como as crianças interagiram com o computador?
3. Como se deu a aprendizagem das crianças?
4. Quais as dificuldades e limitações que as crianças tiveram ao usar o computador?
5. Escreva um comentário pessoal sobre o que assistiu nesse vídeo e faça uma conclusão.
6. Publique as respostas em seu Blog.


  • Leitura e Interpretação de Texto:

1. Leia o texto: "PowerPoint com Carteirinha" de Claudio de Moura Castro. Pesquise no Acervo de Veja Digital; Ano 2010; Edição 2177 de 11/08/2010; Página 26, Título de Capa: "Falar e Escrever Bem, Rumo à Vitória - Clique Aqui!
2. Faça um comentário sobre o texto, mencione aspectos positivos e negativos mencionados pelo autor sobre o uso do PowerPoint.
3. Publique seu comentário em seu Blog e insira o link da fonte.



RELATÓRIO DESCRITIVO DA CAPACITAÇÃO - 4ª ETAPA:

03/05/2012 - 19:00 às 22:00 horas

  • A capacitação teve início com a leitura individual do texto: "O Fim da Infância", disponível no blog www.midiasnaeducacaohoje.blogspot.com
  • Em seguida as acadêmicas debateram as ideias do texto em duplas ou trios.
  • Na sequência, foram orientadas a criar cinco slides sobre o conteúdo do texto no Google Docs.
  • Após a criação dos slides, as acadêmicas foram orientadas a evitar o plágio citando a fonte original do texto, disponível no Super Arquivo da Revista Super Interessante.
  • Por último, as alunas publicaram o slides criados no Google Docs em seus blogs.
  • Na continuidade, houve uma orientação específica sobre como criar Formulários via Google Docs.
  • Na conclusão, o professor Jorge Schemes divulgou a publicação das atividades de extensão da 4ª etapa por meio do blog www.midiasnaeducacaohoje.blogspot.com
Fotos do quarto encontro:





ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA 4ª ETAPA - 03/05/2012



1. Acessar o Google Docs e criar um formulário com cinco perguntas sobre os conteúdos abordados na capacitação (três perguntas fechadas ou objetivas e duas perguntas abertas).

2. Inserir o formulário em seu blog, ou criar um link para o mesmo.

3. Acessar os links dos blogs criados pelas acadêmicas (listados abaixo) e responder as perguntas dos formulários disponíveis nos mesmos.

4. Prazo: Até a aula do dia 07 de Junho de 2012.

5. Socialização e avaliação em sala de aula.

LINKS DOS BLOGS CRIADOS PELAS ACADÊMICAS:
  1. http://anelize-educpessoas.blogspot.com.br/
  2. http://ludicidadeagora.blogspot.com.br/
  3. http://anacarolinatelles.blogspot.com.br/
  4. http://rafaelaproza.blogspot.com/
  5. http://julyretz.blogspot.com.br/
  6. http://rosagod.blogspot.com.br/
  7. http://giselecristina-educacao.blogspot.com.br/
  8. http://marimusicasinfantis.blogspot.com.br/
  9. http://valdetekuhnen.blogspot.com.br/
  10. http://marineicipriano.blogspot.com.br/
  11. http://www.leticiabrich.blogspot.com.br/
  12. http://camila-cesconetto.blogspot.com.br/
  13. http://joelmabrietzig.blogspot.com.br/
  14. http://suellynariani.blogspot.com.br
  15. http://passosinocentes.blogspot.com.br/
  16. http://brincarestudar.blogspot.com.br/
  17. http://jessicalaisrosa.blogspot.com.br/
  18. http://carolinafernandadeoliveira.blogspot.com.br/
  19. http://fheloisa.blogspot.com.br/
  20. http://ativipedagogica.blogspot.com.br/
  21. http://tantsch.blogspot.com.br/
  22. http://anapinotti.blogspot.com.br/
  23. http://edilainelongarete.blogspot.com.br/



4/12/2012

Facebook investe na educação e cria grupos para escolas




Só podem participar do grupo usuários com emails ativos de instituições de ensino - Foto: Divulgação
O Facebook anunciou na quarta-feira uma funcionalidade voltada exclusivamente para estudantes e professores: o Grupos para Escolas. A ferramenta, segundo a companhia, pode ser usada para discutir as aulas, planejar eventos ou compartilhar fotos entre os colegas.
Com esses grupos, os usuários podem compartilhar arquivos pelo Facebook. De acordo com a empresa, a ferramenta serve para compartilhar anotações de aula ou horários, por exemplo.
O grupos para escolas vai reunir somente usuários que tenham um email ativo relacionado a alguma instituição de ensino. De acordo com o Facebook, a ferramenta será implantada gradualmente em escolas e universidades ao redor do mundo.[Fonte: Terra]

4/04/2012

Google mostra óculos que poderá fazer chamadas e acessar web

O Google mostrou nesta quarta-feira um conceito de óculos que permite que o usuário use realidade aumentada para dar informações virtuais em tempo real aos usuários. A ideia é que o aparelho projete na visão do usuário informações relevantes durante o dia. O design do Project Glass foi proposto por um grupo de funcionários do Google X, um laboratório "secreto" de inovação do gigante da internet.
Em uma postagem na rede social Google+, a equipe afirmou que acredita que "a tecnologia deve estar lá quando você precisa e sair do seu caminho quando você não precisa dela". "Um grupo do Google X começou a trabalhar para construir esse tipo de tecnologia, que ajuda você a explorar e compartilhar seu mundo. Estamos dividindo essa informação agora porque queremos iniciar uma discussão e aprender com sua valiosa contribuição", afirmou a equipe.
O Google disponibilizou algumas fotos do projeto para mostrar como o óculos pode ser, mas não detalhes sobre a tecnologia utilizada, nem sobre datas em que o produto estará disponível. Um vídeo disponível no YouTube faz uma simulação das tarefas que o dispositivo permitiria que os usuários realizassem.
Segundo o vídeo no YouTube, o sistema permitiria projetar informações como hora, condições do tempo e mapas, por exemplo. Além disso, por comandos de voz o usuário poderia fazer check-ins, adicionar lembretes em sua agenda e até mesmo atender a ligações e fazer buscas com as informações projetadas em frente aos seus olhos. Um dos exemplos dados pelo Google mostra um usuário fazendo uma videochamada e compartilhando a própria visão com seu contato.
Rumores já indicavam que a gigante das buscas trabalharia em um projeto de óculos com realidade aumentada. Em fevereiro, o jornal americano The New York Times afirmou que a empresa estaria projetando um óculos com sistema similar aos utilizados por pilotos em voos. O dispositivo, segundo o jornal, combinaria tecnologia de informação, propriedades de refração e reflexão da luz e emissão de raios catódicos e seriam capazes de transmitir informações em tempo real para o usuário.
De acordo com vários funcionários do gigante das buscas familiarizados com o projeto e ouvidos pelo jornal no começo do ano, os óculos serão vendidos no final do ano por um custo próximo aos dos smartphones nos Estados Unidos, entre US$ 250 ou US$ 600 (R$ 450 e R$ 1.000).[Fonte: Terra]

Precisa de Ajuda?

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!

ESTUDE A PALAVRA DE DEUS AGORA!
Cursos e Estudos Bíblicos Gratuítos

Mais Postagens: